O que é Ransom malware ou Ransomware?

Blog
O que é Ransom malware ou Ransomware?
30 Set

O que é Ransom malware ou Ransomware?

Por Lucas Liorbano em 30 de Setembro de 2019

É um tipo de Software Malicioso (malware) que possibilita os autores do vírus extorquirem as vítimas, impedindo o acesso aos seus arquivos pessoais. Para que a vítima desse crime cibernético tenha o seu acesso reestabelecido, precisa efetuar o pagamento de um valor determinado pelo criminoso. Esse pagamento geralmente é feito através de criptomoedas ou cartão de crédito (ransom),

 

 

Como o Ransomware se propaga?

Os criadores dos ransomwares, são altamente especializados em computação (scammers), portanto, os mecanismos de propagação deste software malicioso não são diferentes dos métodos usados para disseminar vírus e outros malwares. Os meios mais utilizados para esse fim são: e-mails, redes sociais, serviços de mensagens instantâneas e sites falsos, podendo até mesmo chegar a se passar por antivírus em determinados jogos e aplicativos.

 

 

Algumas medidas para que possa se proteger:

 

Backup regular:

  1. Crie o hábito de realizar backups regulares, pois assim irá proteger todos os arquivos pessoais críticos.
  2. Lembre-se que os backups deverão ser armazenados em dispositivos externos para esse fim, evitando dessa forma serem expostos ao vírus.

 

Atualização do Sistema Operacional:

  1. Manter o sistema operacional sempre atualizado é crucial. As máquinas que estão desatualizadas ou contém um licenciamento não oficial estão definitivamente abrindo as portas, para que arquivos maliciosos adentrem em seu equipamento. Portanto, se faz necessário sim a atualização do sistema operacional e que essa atualização seja sempre oficial.

 

Cuidados aos cliques:

  1. No dia-a-dia adentramos a muitos sites, clicamos em muitos anexos de e-mails sem ao menos analisar a veracidade e integridade destes locais ou arquivos. Contudo, devemos ter um olhar crítico para essas situações, verificando sempre se o site permite uma conexão segura.

 

 

 

Se a conexão é segura, o risco para uma infecção do malware via site será bem menor;

 

 

Fui infectado! O que fazer neste caso?

Logo após um ataque, é necessário fazer uma análise precisa para detectar quais medidas de segurança foram tomadas. Um software de segurança amplamente estruturado e robusto como os antivírus, podem ajudar a eliminar ransomware do seu equipamento, além de garantir que seu dispositivo não seja infectado novamente, em novas tentativas de contaminação.

 

Portanto, entre em contato com um de nossos atendentes e conheça nossas soluções de antivírus, não espere ao próximo ataque cibernético!!!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!


Aguarde..
Fale conosco no WhatsApp
(11) 4118-4003
Fale conosco no telefone
(11) 4118-4003